sábado, 19 de setembro de 2015

Emicida, Dandara Marques e Domenica Dias na Globo Falando Sobre o Racismo no Brasil. É Dedo na Ferida.

"Essa coisa de democracia racial no Brasil não existe, essa coisa foi inventada. A democracia racial no Brasil é assim, o táxi não para pro negro mas a viatura para"
Fotos: Reprodução do Facebook e Google.
O Rapper Emicida, foi o convidado do programa Altas Horas, da TV Globo, que foi ao nesse Sábado (19.09). O Programa tem um quadro, onde pessoas contam histórias reais vividas, no programa desse sábado, foi discutido o Racismo, na oportunidade, o Serginho Groisman bateu um papo com a jovem negra Pernambucana, Dandara Marques, que foi vitima de Discriminação Racial em uma rede social, após ter uma foto publicada por um paulista, com comentários do tipo "Me dê uma caixa de fósforos que faço progressiva nessa infeliz", se referindo aos cabelos de Dandara que também é gestora ambiental. Segundo Dandara, as palavras foram 'fortes'. "Eu sempre passei por isso, mas não de uma forma tão explícita assim. Ele me colocou numa situação muito aberta, numa rede social, todo mundo teve acesso a isso", comentou. Ao iniciar sua fala, Dandara explicou para o publico de auditório e os telespectadores, quem foi Dandara “Para quem não sabe, Dandara militante negra, guerreira aliada de Zumbi dos Palmares, eu fui e sou Dandara”. Leiam mais aqui: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/09/pernambucana-e-vitima-de-comentarios-racistas-em-rede-social.html.

Antes de abrir o quadro onde discorreria a conversa com a Dandara, o apresentador fez uma pergunta sobre o racismo para uma garota que estava na plateia do programa, era a Domênica Dias, filha do Mano Brown, na oportunidade, o apresentador questionou a jovem, sobre o racismo, ela respondeu que o racismo é mais violento, quando voltado contra a mulher negra, ele tem uma força de destruição muito maior, mas podemos perceber isso nas produções das telenovelas, onde as mulheres negras aparecem como objetos de sexualização ou empregadas domesticas serviçais, poucas foram as que tiveram posição de poder.

Durante o programa, Serginho questionou o Emicida sobre as questões raciais no Brasil, algumas pessoas assistiam o programa mais para ouvir as rimas do Emicida ou ouvir os clássicos dos sambas de Jorge Aragão e Diogo Nogueira, mas o que impressionou de verdade foi ouvir “Passarinhos” uma das novas faixas do Emicida, e ouvir seus posicionamentos quanto ao Racismo, ao citar na sua primeira intervenção que o Brasil é um País Racista, pois mata 77% de jovens negros ao ano.

Já a sua segunda intervenção, vem depois que o também convidado Marcus Caruso - ator-branco-sabe-tudo - resolve falar sobre racismo e defender a democracia racial. Emicida tem que explicar pra ele:
1 - O Brasil é assim: Quando a miscigenação clareia, às pessoas aplaudem e quando escurece a sociedade condena. O racismo é perverso e cruel.
2 - Essa coisa de democracia racial no Brasil não existe, essa coisa foi inventada. A democracia racial no Brasil é assim, o táxi não para pro negro mas a viatura para...
O Artista foi aplaudido de pé, e citou que estamos em obras, acredito que ele se referia que o país ainda tem jeito, que a militância é essencial para mudar o cenário, ter pretos assumindo postos, o Rap entrando nas programações das grandes emissoras, é um avanço, porém os negros ainda incomodam, exemplo de Dandara ao estampar sua beleza negra. A branquitude é mesmo um lugar de poder. A branquitude é mesmo uma posição de privilégio.

Obrigado Dandara e Emicida e Domenica, vocês colocaram o Dedo na Ferida de um país racista, sexista, homofóbico e desleal com a sua maioria, que somos nós negros.

Texto: Enderson Araujo
Colaboração: Felipe Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário