sexta-feira, 14 de março de 2014

Participe da Campanha - Postais das Periferias - 2014

A campanha dos Postais das Periferias teve sua primeira versão em 2012, além do enorme sucesso nas redes sociais, chegou a ser destaque em diversos veículos de comunicação, dentro e fora do Brasil. Os Postais da Periferia tiveram o intuito registrar e difundir as belezas singulares da periferia, estimulando assim, práticas positivas que legitimem olhar e leitura de mundo que os moradores possuem do lugar onde vivem.

Como já diz o slogan do Mídia Periférica “A Informação é a Nossa Arma”, os postais tem a intenção de permitir que as pessoas que morem em comunidades possam mostrá-las para que todos conheçam, através das armas de comunicação que existe na mão de cada um: smartphone, tablets, notebook, câmera digital.

Em 2014, voltamos com a campanha dos Postais das Periferias, para divulgar e registrar, mais uma vez, as belezas que existem nas comunidades. Como também é de nosso desejo incentivar a autoria e autonomia, cada pessoa pode mandar sua fotografia de maneira colaborativa, valorizando assim a diversidade e o processo criativo e construtivo que cada morador possui sobre a sua comunidade, que possam abranger as dinâmicas sociais dos lugares onde as pessoas se reúnem para conversar nos fins de semana, jogar uma pelada no fim de tarde, tricotar, além das cores que se misturam nas feiras, entre as frutas, pessoas, sacolas e texturas ou ainda num singelo pôr-do-sol.

Os postais que são produzidos pelos correios, possuem imagens de praias e lugares pouco frequentados pelos moradores de periferia, sendo valorizados por serem pontos pertencentes ao mapa turístico da cidade, não existe os bairros periféricos, mas a periferia deve ser valorizada, as pessoas que residem por lá, devem ter algo para elevar a autoestima, a cidadania e o sentimento de pertencimento, pois em muitas comunidades a violência não é predominante. Numa cidade onde o turismo é a maior fonte de renda, porque não trazer a atenção dos que vem de fora para nossa comunidade, o governo tem que realizar um trabalho de turismo de base local, para que sejam formados guias de turismo dentro das comunidades.

Como Participar:

Você pode mandar suas fotos, feitas por celular, máquina digital, câmera profissional, ou como quiser, para o endereço de email: midiaperiferica@gmail.com;
Quem quiser, também pode mandar por mensagem no facebook, segue o link da Fanpage: facebook.com/mídia.periferica;

Vamos mostrar a nossa periferia, como ela deve ser vista, com nosso olhar, com a beleza que vemos nela, e não deixar que os meios midiáticos sensacionalistas, marginalizem as nossas quebradas.

Um comentário: